domingo, 5 de agosto de 2012

Gêneros narrativos



- Romance: em geral, é um gênero de texto que possui conflito e personagens principais e secundárias, mas não possui apenas um conflito, pois outras tramas vão se desenrolando como pano de fundo à trama principal no espaço e tempo da narrativa. Geralmente é um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

- Conto: quase sempre é uma narrativa curta. Cronológico ou psicológico, o tempo em que se passa a ação é reduzido, e ela contém poucas personagens, que existem em razão de um só núcleo.

- Novela: é um tipo de narrativa menos longa que o romance, possui apenas um núcleo, ou, em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem central.

- Crônica: por vezes, é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia.

- Fábula: é uma narrativa breve, que muitas vezes utiliza a personificação de animais. Tem como objetivo transmitir um ensinamento, uma moral.

- Mito: é uma narrativa ficcional que tenta explicar os fenômenos naturais e as origens do mundo e do homem por meio de deuses e heróis. O mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade. É sustentado por meio da oralidade, torna-se conhecido e só depois é registrado por meio da escrita. Os autores, portanto, são o povo e a cultura.





Fonte: Abril -Coleção Enem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário